Questões Frequentes

Posso instalar painéis fotovoltaicos na minha casa? O que é necessário?
Sim. Se for uma moradia, bastam alguns metros quadrados de exposição solar. e uma tomada perto do local da instalação.
Se for um apartamento e queira instalar painéis fotovoltaicos em parte comum (telhado) será necessário uma autorização da assembleia de condóminos.



Posso instalar painéis fotovoltaicos na minha empresa?
Sim, em parte proprietária da empresa com exposição solar, que é o caso de empresas com edifícios próprios.
Se a empresa estiver alojada num edifício não proprietário será necessária autorização do condomínio ou do proprietário do edifício.


Vivo num apartamento. Posso instalar painéis fotovoltaicos para alimentar a minha casa
Sim, desde que seja autorizado em reunião de condóminos com votação favorável de mais de 2/3.


É necessária alguma autorização para instalar painéis solares fotovoltaicos em minha casa?
Para os sistemas acima de 200 Watt e abaixo de 1500 Watt apenas é necesária uma mera comunicação à DGEG. Para sistemas acima de 1500 Watt é obrigatório registo e aprovação da instalação.


Vou deixar de pagar eletricidade ao instalar painéis solares fotovoltaicos?
Ao instalar painéis fotovoltaicos sem acumuladores (baterias) continuará a pagar electricidade, mas em menor quantidade, ou seja, a sua fatura de eletricidade irá reduzir porque parte da energia elétrica consumida é produzida pelos painéis solares fotovoltaicos.


Quanto vou poupar por instalar painéis solares fotovoltaicos em minha casa?
Vai depender do aproveitamento energético que conseguir extrair do sistema. Num sistema bem ajustado ao consumo, a poupança pode chegar aos 30% no consumo de eletricidade.


Posso associar baterias para acumular a energia elétrica que não é consumida de dia para usar à noite?
Sim. No entanto há que ter em conta o custo acrescido das baterias e do inversor apropriado, assim como o custo da substituição das baterias quando tiverem atingido o seu tempo de vida.


Como é que um kit de 500 Watt vai produzir energia suficiente para alimentar o meu ferro de engomar que consome 2200 Watt?
Os kits residênciais sem baterias são dimensionados na sua maioria para cobrir o consumo constante da habitação (frigorífico, radio-despertadores, router, box, alarme, etc.). Em situações pontuais em que haja maior consumo de energia que o produzido, a rede externa fornece o que falta. Instalar um sistema que cubra os picos de consumo pode tornar-se pouco rentável porque fora dos picos haverá demasiada energia perdida para a rede. O sistema ajustado é o que oferece melhor rentabilidade e o melhor equilíbrio entre a produção utilizada e o excedente.

O que acontece à energia que é produzida pelos painéis e não é consumida?
A energia produzida em excesso é libertada para a rede elétrica externa.


Posso vender o excedente de energia elétrica à rede?
É possível solicitar uma autorização para venda do excedente de energia à rede, sendo que o processo burocrático é mais complexo, tem taxas associadas, e o custo de instalação é maior pois requer uma instalação mais complexa, o que na maioria dos casos residenciais inviabiliza a rentabilidade desta opção.


Desde que instalei os painéis fotovoltaicos em minha casa a fatura da eletricidade aumentou. Não deveria ter baixado?
Os sistemas de produção de energia elétrica acima de 200Watt são objecto de registo obrigatório na DGEG. Após o registo a DGEG poderá determinar a substituição do contador de eletricidade por outro que faça a distinção entre produção e consumo. Se o registo não for efetuado poderá acontecer que o contador previamente existente faça uma contagem errada do consumo e produção, resultando num aumento de contagem e consequente aumento da fatura de eletricidade.


É preciso lavar os painéis todos os anos?
Felizmente não é necessário lavar os painéis. A chuva em conjunto com a inclinação do painel são suficientes para os manterem suficientemente limpos.


Os painéis solares fotovoltaicos precisam de manutenção programada?
Nos sistemas residênciais de estrutura fixa não é necessário fazer manutenção desde que o sistema esteja corretamente instalado.


Os painéis solares degradam-se com o tempo?
Os painéis solares fotovoltaicos têm uma ligeira degradação anual de cerca de 0,7%. A Maioria dos fabricanes garante um rendimento superior a 80% ao fim de 25 anos de utilização. 


Posso comprar um kit de painéis fotovoltaicos e instalá-lo em minha casa?
Os sistemas de produção de energia elétrica só podem ser instalados por Entidades Instaladoras ou Técnicos Responsáveis por Instalações Elétricas em Baixa Tensão de acordo com a legislação D.L. 153/2014.